Inara Chayamiti – vencedora pelo voto popular com a série “volta na quadra”

“Como espectadora, sinto necessidade de ver programas que falem sobre o Brasil e para o Brasil. Sinto falta de séries que criem suas próprias linguagens e não apenas reproduzam padrões estrangeiros.
”

Vencedora do NETLABTV 2014 pela categoria não ficção com a série "Volta na Quadra"

Vencedora do NETLABTV 2014 pela categoria não ficção com a série “Volta na Quadra”

São Paulo – SP | Formato: Variedades | Projeto: Volta na Quadra
” É uma volta despretensiosa e divertida, com um universo em cada quadra. “

Videorrepórter e editora de vídeos há seis anos. Realiza todas as etapas do processo de produção. Trabalhou na TV Folha e na Editora Abril. Também estagiou no curta Booker Pittman, vencedor de cinco kikitos em Gramado. No momento, busca experimentar mais e produzir conteúdos especiais, como a série Volta na Quadra, um projeto independente realizado pela própria produtora, a Rua Filmes.

NETLABTV – Como surgiu seu interesse pela área de roteiro?

Inara Chayamiti – Sempre gostei de ouvir/ver/ler e contar histórias. O roteiro é uma ferramenta muito importante para conseguir atingir o público. No caso do vídeo, as imagens são essenciais, mas não suficientes para prender a atenção do espectador.

NETLABTV – Qual é sua formação (formal e/ou informal) como roteirista?

Inara Chayamiti – Sou formada em jornalismo pela UEL e cursei uma pós-graduação em vídeo e cinema. Além disso, também fiz um curso de roteiro com a Eliane Caffé no Sesc Pompéia.

NETLABTV – Conte um pouco sobre sua experiência na área…

Inara Chayamiti – Como sempre trabalho com não-ficção, meus roteiros funcionam como planos de voo. O trajeto pode até mudar, mas o destino, não. Na verdade, adoro quando o trajeto muda, pois o inesperado é algo que pode colaborar para um resultado ainda melhor, mais surpreendente.

NETLABTV – Para você qual a importância de investir no desenvolvimento de séries no Brasil?

Inara Chayamiti – Como espectadora, sinto necessidade de ver programas que falem sobre o Brasil e para o Brasil. Sinto falta de séries que criem suas próprias linguagens e não apenas reproduzam padrões estrangeiros.

NETLABTV – Na sua opinião, quais são os desafios de criar conteúdo para o mercado de TV?

Inara Chayamiti – As ferramentas para contar as histórias estão cada vez mais acessíveis, mas só isso não é suficiente para produzir conteúdo de qualidade. O maior desafio é saber o que contar e como cativar um público cada vez mais disperso, mas ainda assim, ávido por boas histórias. Para mim, enquanto pequena produtora, encontrar uma porta aberta nesse mercado é um desafio, mas acredito que o NETLABTV vai ser muito proveitoso nesse sentido também.

NETLABTV – Quais são as maiores dificuldades que o profissional de roteiro encontra hoje no mercado televisivo?

Inara Chayamiti – Na verdade, não conheço tão bem o mercado televisivo ainda. A maior parte da minha experiência é com produtos audiovisuais para internet.

NETLABTV – Que oportunidades você espera que o Concurso NETLABTV traga para sua carreira?

Inara Chayamiti – Espero conseguir realizar projetos grandes e que cativem o público!

NETLABTV – O que te motivou a inscrever seu projeto no Concurso NETLABTV?

Inara Chayamiti – Inscrevi a “Volta na Quadra” pois quero aperfeiçoá-la e também buscar, a partir do aprendizado com seus erros e acertos, produzir novos projetos.

NETLABTV – Por que não ficção?

Inara Chayamiti – Sou apaixonada pelo brilho de tudo que é espontâneo e inusitado. Gosto de gente e de conhecer suas histórias de vida. Tenho curiosidade pelo mundo e pelo outro, pois isso, de certa forma, faz com que eu questione e entenda a mim mesma.

NETLABTV – Como surgiu o tema da sua série?

Inara Chayamiti – O tema surgiu a partir da vontade de descobrir a cidade por meio de seus moradores. Para isso, fui em busca de guias locais, pessoas que conhecem bem o bairro aonde vivem e que podem dar indicações preciosas e originais para vivenciar a cidade.

Acredito que o momento é muito propício para uma série assim, já que percebo que as pessoas querem, cada vez mais, descobrir e ocupar a cidade.

NETLABTV – E como foi o desenvolvimento do roteiro até aqui?

Inara Chayamiti – Para mim, até agora, o roteiro tem funcionado mais como um norte. Também tem sido uma tentativa de apresentar a cidade priorizando a personalidade e as histórias de seus moradores.

NETLABTV – Quais suas expectativas em relação ao laboratório e consultoria diante dos desafios da sua série?

Inara Chayamiti – Espero conseguir aproveitar ao máximo essa experiência e aprender muito durante o laboratório e a consultoria. Muitas características da “Volta na Quadra” foram definidas durante o próprio processo de produção; por isso, poder pensar e discutir a série com pessoas experientes do mercado, será incrível.