Finalistas 2014

Finalistas Ficção

Castelo dos Sonhos | Luis Marcio Alvarenga
Gênero: Drama | Localidade: Belém - PA
Uma investigadora novata é enviada para uma recém-emancipada cidade do interior amazônico para compor a equipe da Delegacia de Polícia da região.

SINOPSE DA SÉRIE:

O distrito de Castelo dos Sonhos, no município de Altamira, acaba de ser emancipado. Nas ruas sem asfalto, nas praças mal desenhadas, nos pequenos comércios, no posto dos Correios, no transitar de camionetes a diesel e da colossal frota de motocicletas, a notícia se espalha como uma esperança – ou talvez apenas um pouco mais do que um alento – frente à realidade estampada no cotidiano de seus moradores. Aos olhos de quem ali mora e de quem por ali passa, Castelo dos Sonhos sempre esteve vinte anos atrás do presente. Dotada de um abandono estrutural crônico, abrigando uma legião de analfabetos, desempregados e pessoas entregues à própria sorte de um projeto de “Brasil Grande” fracassado, Castelo sonha com a solução de seus eternos pesadelos. A violência, os conflitos de terra, a carência de assistência médica e educação são problemas permanentes. É nesse cenário que desembarca Mayra Lopes, uma jovem investigadora recém-formada na Academia da Polícia Civil para integrar o quadro da nova delegacia da região. A série “Castelo dos Sonhos” é um thriller policial que acompanhará a trajetória de Mayra naquela localidade, onde os conflitos que historicamente marcam a ocupação amazônica serão reproduzidos à sua volta, confrontando agricultores, garimpeiros, ribeirinhos, índios, grileiros, pistoleiros, quilombolas, sem-terra e agentes públicos corruptos. Para completar esse complexo mosaico, Mayra precisará conviver com as ocorrências populares e tragicômicas que se apresentam no palco dos turnos de plantão. Tal mergulho a esse Brasil Profundo levará a jovem investigadora a uma aparente hecatombe pessoal. Trabalhando numa instituição decadente e especialista em corromper velhas utopias, Mayra sentirá na pele que, os outrora heróis das narrativas policiais hoje se ocupam mais da própria sobrevivência.

Causa Mortis | Kátia Esmeralda Nascimento dos Reis
Gênero: Drama | Localidade: São Paulo - SP
Um legista quer apenas identificar corpos. Uma investigadora quer transformá-los em casos. Juntos têm de enfrentar a burocracia brasileira para dar nomes aos indigentes enterrados em Perus.

SINOPSE DA SÉRIE:

O Serviço de Verificação de Óbitos de Perus é um Órgão criado pelo Governo do Estado de São Paulo em resposta às denúncias de corpos sepultados como indigentes mesmo depois de identificados. Chefiado pela alta cúpula do Hospital das Clínicas e pela Polícia Científica, o Órgão tem como coordenadores o médico legista Miguel Volpatto e a investigadora Julia Costa, que entram para o projeto em momentos diferentes em suas carreiras. Miguel é promovido para a coordenação do SVOP, enquanto Julia é alocada ali como forma proteção por um erro cometido em uma investigação. A cada semana essa dupla terá um novo corpo para identificar.Enquanto o médico preocupa-se em devolver a dignidade desses mortos através da identificação deles, a investigadora, cujo maior desejo é ser readmitida na polícia, tenta transformar cada um desses casos em uma investigação. Eles se utilizam para isso de recursos avançados em pesquisa médica, que estão em conflito direto com a estrutura arcaica e burocrática de um órgão público do Brasil. Enquanto tentam adaptar-se a realidade institucional do SVO Perus, Miguel tem que lidar com o assédio do chefe, e um casamento às escondidas, já que não tem coragem de assumir sua homossexualidade. Julia, ainda recuperando-se de um aborto, descobre-se grávida e tem de decidir se dará continuidade a essa gravidez em detrimento à sua vida profissional. Entre erros e acertos, os dois aprendem que o trabalho em conjunto gera mais frutos que a disputa entre eles e que, quanto mais corpos eles exumam e identificam, mais perto eles estão de desenterrar esquemas ilegais do Estado de São Paulo.

Conveniência | Ricardo Inhan
Gênero: Comédia | Localidade: São Paulo - SP
Uma loja de conveniência de beira de estrada onde Neto, o funcionário, lida com os clientes que por ali passam, tendo novos afetos e personagens peculiares, tratados com humor.

Por que votar em CONVENIÊNCIA?
Nasci e cresci numa cidade pequena, no sul das Minas Gerais. A imagem da loja de conveniência na saída da cidade sempre evocou certo interesse: os andarilhos, caminhoneiros, estudantes que encontravam no cara do balcão um analista, um conforto… em meio a rotina de caos calmo e falta de perspectivas dos pequenos centros.
Partindo da imagem e levando o ambiente ao jogo da estrutura dramática, projeto de série para Tv “Conveniência”, é uma comédia nonsense que trata de gente simples e relacionamentos complexos.
É na figura de Neto, de vinte e poucos anos, balconista da loja, ex atendente de telemarketing e ex possível líder de uma banda de rock de sucesso, que os clientes encontram uma fuga, mesmo que eles não saibam nomear sobre do que estão fugindo.
A comédia tem influências de séries como Girls e Skins e filmes como Clercks de kevin Smith, além de lendas urbanas das Gerais.

O público alvo da série são os jovens, os jovens adultos, os que se acham jovens, os que pensam como adultos, os que já são adultos de fato, ou os que ainda tentam ser.

SINOPSE DA SÉRIE:

A vida de Neto, um jovem de 20 anos, é vazia. Ele nunca teve um emprego fixo, nunca fez sucesso com as mulheres e a banda que ele dedicou-se desde o começo da adolescência já era. Ao pegar o carro do pai e furar os pneus, descobre que estão precisando de um funcionário novo na loja de conveniência afastada da cidade onde mora. Sem grana e sem perspectivas quanto ao seu futuro, ele decide que passar algumas horas não fazendo quase nada e ainda ganhando pra isso, pode ser melhor do que passar os dias enterrado no sofá da sala de casa, ouvindo os conselhos da mãe. Conveniência, é uma série de comédia em 10 episódios que narra os dias movimentados de Neto, o novo funcionário de uma loja de conveniência que se localiza na beira de uma estrada qualquer. Além do pó da estrada, ele tem que lidar com os estranhos clientes que passam por ali, às vezes apenas para tomar um café e outras vezes para jogar conversar fora. Aos poucos, Neto entende que sua função não é apenas como ouvinte, é quase um analista, um mentor daquelas figuras que transitam no ambiente. A cada episódio, um cliente novo fará uma mudança significativa na vida sem graça de Neto, tornando-a de fato extraordinária.

O Amor nos tempos do Smartphone | Lucas Calmon
Gênero: Comédia | Localidade: Niterói - RJ
Quatro jovens vivem uma série de encontros e desventuras através de um popular aplicativo de relacionamentos que os fará repensar a vida, o prazer e - quem sabe - até o amor.

Convido todos a votar na série de comédia O AMOR NOS TEMPOS DO SMARTPHONE, que através do curioso e virtual universo dos populares aplicativos de relacionamento, retrata um grupo de jovens que dão seus primeiros passos na vida adulta. Um momento de incertezas na vida pessoal e profissional em que tudo (ou nada) pode acontecer.
Entre excêntricos blind dates e reflexões inesperadas, Vicente, Ana, Chico e Stela iniciam uma jornada em um mundo tão louco quanto a ideia de que podemos, a um ou dois cliques do celular, saber as últimas notícias do jornal, chamar um táxi ou até encontrar o próximo “amor” de nossas vidas, contanto que ele esteja em um raio de dois quilômetros.
Aposte no projeto, vote e aumente a chance de ver essa história nas telas. Obrigado!

SINOPSE DA SÉRIE:

Em um futuro muito mais próximo do que possa se imaginar, um aplicativo de relacionamentos para celulares se torna mais popular do que nunca. O nome dele: Finder. Com um simples passar de fotos você seleciona, de forma anônima, quem “curte” e quem “não curte”. Se duas pessoas se aprovam, a opção de conversa fica disponível. Bem, sendo que apenas conversar raramente é o objetivo das pessoas. Assim, o redator Vicente e seu colega de trabalho, Chico, impressionados com o sucesso que outros amigos têm alcançado, instalam o tão falado aplicativo. O primeiro para ver se consegue, enfim, superar o fim de seu namoro de quatro anos, enquanto o segundo finalmente vê um jeito de ficar mais perto de seu sonho de ser o próximo Casanova. Paralelamente, a fotógrafa Ana, frequentadora dos mesmos bares que Vicente e Chico, encontra no Finder um inusitado meio de lidar com o inesperado pedido de abertura de relacionamento por parte de seu namorado. Quem não aprova tal atitude é Stela, sua melhor amiga, estudante de antropologia, que vê no aplicativo de celular a “ruína da sociedade humana como a conhecemos hoje”. Ao longo dessa jornada de idas e vindas, romances frustrados, amizades abaladas, encontros excêntricos e – com sorte – até alguma dose de sexo, os protagonistas passam por uma série de provações que os faz repensarem sobre uma série de possibilidades em suas vidas que nunca antes tinham enxergado.

O Filho | Maria Isabel Bueno de Paiva Lopes
Gênero: Drama | Localidade: São Paulo - SP
Ao tentar se reaproximar do filho Daniel, Renata passa a testemunhar estranhos acontecimentos que parecem estar ligados com a o pai da criança, de quem a identidade ela desconhece.

SINOPSE DA SÉRIE:

Renata é obrigada a voltar para o Brasil para cuidar de seu filho que vinha sendo criado pelos avós, agora mortos. Ela tem dificuldades de se aproximar do menino, devido aos anos em que estiveram distantes. Ela descobre que o garoto parece se afastar da mãe por influência de alguém próximo a ele. Renata pergunta ao filho quem é essa pessoa e o menino finalmente confessa que tem recebido visitas de seu pai. Renata estranha, pois para ela a identidade do pai de seu filho sempre foi um mistério. “O Filho” é uma série de terror sobre uma mulher que tenta libertar o filho de influências demoníacas. O tom é realista, trabalhando com elementos sobrenaturais. Dá conta do drama e da luta de Renata, ao mesmo tempo em que instala o clima de terror que irá mostrar como a experiência da maternidade pode ser algo aterrorizante e perturbador.

Filho da Pátria | Julia Priolli
Gênero: Comédia | Localidade: São Paulo - SP
TH César é um político corrupto que tenta ser honesto e não consegue.

SINOPSE DA SÉRIE:

Obrigado a assumir a candidatura do pai ao senado, que morreu durante uma orgia, TH Cesar se vê envolvido em um esquema maior do que ele é capaz de entender. Ao travar amizade com a liderança indígena Tibiriçá e tomar ayahuasca, TH César tem uma visão: vai moralizar o Brasil e limpar o nome da sua família. Seu plano fracassa a cada episódio, por causa do seu avô, o nefasto Augusto César Neto, coronel, oligarca, dono da imprensa e do PABX (partido de TH Cesar), um velho sem escrúpulos que jamais deixará que o neto moralize nada. Filho da Pátria é ambientada em Brasília e tem duas locações principais: o gabinete do senado e o salão de beleza de Mara Magalhães, mãe de Michelle que é o amor da vida de TH Cesar. No salão, as manicures sabem de todos os bastidores de Brasília fazendo a mão das esposas dos políticos e o pé de suas amantes. Michele está noiva do Ministro Rocha Azevedo, 89 anos, líder da oposição. Para roubar a mão da manicure, TH Cesar terá de cortar seus dread locks e tudo o que remeta a seu passado de vocalista de banda de reggae universitário. (As promessas de assassinato grampeadas na escuta não se concretizaram. Tibiriçá poupou sua vida negociando um posto estratégico no PABX: o de mentor espiritual de TH Cesar. O marqueteiro Tato Gouveia presta serviços comunitários e ACN processou a Rede Q News por difamação e embargou um abaixo-assinado contra ele liderado por ativistas da Avaaz. O documento continha mais de um milhão de assinaturas.)

Misfitness | Filipe Domiano
Gênero: Comédia | Localidade: São Paulo - SP
Cansado de sofrer humilhações por seu excesso de peso, Jonas decide abrir uma academia para excluídos como ele e acaba criando um porto seguro onde todos são livres para serem quem realmente são.

SINOPSE DA SÉRIE:

MISFITNESS é uma comédia sobre um gordinho que decide acabar com seus dias de humilhação abrindo uma academia para excluídos como ele. Conforme ele cria laços de amizade com seus alunos e funcionários, ele percebe que mais do que um lugar para fazer exercício, sua academia é o único lugar onde eles podem ser como quiserem.

Ao lado de seu melhor amigo debochado, de uma faxineira que não larga do seu pé e de uma treinadora workaholic, ele vai fazer de tudo para manter a academia (e os seus sonhos) de pé.

Além dos quatro heróis, vamos acompanhar o inusitado grupo de alunos que frequenta a academia, com seus próprios dilemas e inseguranças. Alguns se esforçam para manter o negócio funcionando, outros se esforçam para entrar em forma, mas todos se esforçam para serem aceitos. E eles acabam de encontrar o lugar perfeito.

Finalistas Não Ficção

Adota aí! | Richard Dantas Soares, Eduardo Santos Melo
Formato: Reality Show | Gênero: juvenil, família e adultos | Localidade: Santos - SP
Um casal apaixonado pela causa animal busca novos donos para os mais exóticos animais, porém encontrar lares para leões, galos de briga ou ratos de laboratório é sempre uma grande aventura

SINOPSE DA SÉRIE:

Ter um bicho de estimação é legal. E adotar um animal pode ser ainda mais legal. Uma dupla de apresentadores apaixonados por animais acompanhará casos de adoção e resgate, situações que vão divertir e emocionar. Histórias reais de bichos abandonados ou vítimas de maus tratos, mas que hoje recebem muito amor de seus novos donos. Além de cães e gatos, ratos de laboratório, grandes felinos e até mesmo galos de briga estão entre as nossas estrelas. “Adota aí” traz histórias de transformação, dos bichos resgatados e adotados, mas principalmente dessa gente disposta a fazer a diferença. Nesta série, os heróis são os donos desses bichos. Uma série que levará diversão e mensagens inspiradoras para toda a família. Adota aí você também!

A Origem dos Sobrenomes | Pedro de Luna Freire
Formato: Documentário | Gênero: Famílias | Localidade: Salvador - BA
Algumas pessoas têm apenas um. Outros possuem vários. Mas todo mundo sem exceção tem um sobrenome. Esta série irá mostrar a origem dos sobrenomes mais populares do Brasil.

SINOPSE DA SÉRIE:

Algumas pessoas têm apenas um. Outros possuem vários. E há quem seja mais conhecido por ele. Mas todo mundo sem exceção tem um sobrenome. Há ainda quem invente um, como pseudônimo artístico. Esta série irá mostrar a origem dos sobrenomes mais populares do Brasil, como Silva, Santos, Souza, Oliveira, Lima e tantos outros. A cada episódio o espectador saberá a origem, como é o brasão, algumas figuras ilustres no país com o mesmo sobrenome, quantas pessoas possuem este detalhe em comum, e muito mais. Haverá ainda uma página na internet para que as pessoas da “mesma família” se conheçam, como uma espécie de árvore genealógica colaborativa.

Exploradores do Mar | Richard Dantas Soares
Formato: Reality Show_DOC | Gênero: Juvenil e adultos | Localidade: Santos - SP
Pesquisadores enfrentam os desafios do mar em busca de respostas para importantes questões científicas.

SINOPSE DA SÉRIE:

A última fronteira na Terra é o mar. Importante como fonte de alimentos, para a economia e a cultura há milênios, apenas uma pequena fração de sua imensidão é conhecida. A bordo do Alpha-Crucis, um avançado navio de pesquisas, e em outras expedições, a série “Exploradores do Mar” irá acompanhar uma equipe formada por oceanógrafos, físicos, biólogos e jovens estudantes que enfrentam os desafios do mar em busca de respostas para importantes questões científicas. O dia a dia da tripulação, os desafios do convívio e a imprevisibilidade da natureza fazem dessas expedições grandes aventuras. Este projeto tem apoio do Instituto Oceanográfico da USP, renomada e pioneira instituição no campo de educação e pesquisa em nível nacional e internacional. Com seu suporte, temos a segurança de um conteúdo rico, repleto de valiosas informações e pesquisas sobre o mundo marinho, assim como acesso aos laboratórios e navios oceanográficos. Informação relevante e de qualidade, tratando a ciência feita no Brasil com seriedade e emoção na medida certa, um convite para o espectador ao vasto mundo do conhecimento. Este é o objetivo de “Exploradores do Mar”.

Família Nômade | Tatiana Escosteguy
Formato: Reality Show_DOC | Gênero: Família e adultos | Localidade: Curitiba - PR
Série documental sobre os nômades digitais e suas aventuras mundo afora.

SINOPSE DA SÉRIE:

Os nômades digitais estão na moda. O estilo de vida de trabalhar pela internet e poder morar em qualquer lugar do mundo virou sonho de consumo para muitos jovens brasileiros. Parece a vida perfeita: morar em diferentes países, se mudar a cada dois, três meses. Mas será mesmo? Será que você se adaptaria? Quais são os empregos que combinam com este modo de viver? Como funciona na prática? Uma família de Curitiba resolveu pegar a estrada para descobrir. A série Família Nômade vai mostrar as dificuldades e os desafios deste novo estilo de vida e entrevistar pessoas de diversas nacionalidades, que resolveram também viver sem casa e sem destino. Alguns viajam sozinhos, outros em dupla e há quem leve a família inteira. É o caso desta família curitibana. Nesta primeira temporada, Tati, Sid, a pequena Clara, de apenas dois anos, e o cachorro Dog vão viajar pela América Latina buscando histórias interessantes e desvendando os prazeres e os obstáculos de ser um Nômade Digital.

Herança de Armário | Helena Perim
Formato: Variedade | Gênero: Família e adultos | Localidade: São Paulo - SP
Herança de Armário é um programa de decoração bem humorado que recicla um objeto herdado para que ele não termine debaixo da cama ou no fundo do armário.

Herança de Armário é um programa que une decoração, reciclagem e bom humor.
Quem não tem em casa um objeto ocupando espaço dentro do armário já faz um bom tempo, que não tem nada a ver com você mas que não pode ir pro lixo por questões sentimentais?

É a cama onde o avô “cantou pra subir” e que ninguém tem coragem de dormir, o vestido de noiva do casamento que já acabou faz tempo, graças a Deus. Ou mesmo um presente que você ganhou daquele amigo que te adora mas não tem a menor noção de estética e você só coloca na sala quando ele vai na sua casa, pra não enfraquecer a amizade. Pois o Herança vai acabar com seu problema e tirar esse elefante branco da sua casa! Nós, apresentador e designer, uma dupla pra lá de criativa, vamos até a sua residência conhecer o objeto que te aflige, ver qual o seu estilo e transformá-lo em outra coisa, com outro visual e uma nova utilidade. E aquele cavalinho de madeira que você montava quando era criança vai virar praticamente uma peça do Philippe Starck!

Se você gostar do resultado ele será seu. Se você, mesmo assim, depois de remodelado, achar que ele ainda cheira a mofo, nós colocaremos a sua “herança de armário” no leilão virtual do site do programa. Quem pagar mais, poderá levar para casa um lindo sofá cujo encosto era uma cabeceira de cama ou uma bela toalha de mesa feita de um vestido de noiva ou ainda, quem sabe, um quadro cafona de feira hippie que virou uma divertida bandeja.
Porque, como já diz o ditado, nesse mundo nada se cria, tudo se transforma!

SINOPSE DA SÉRIE:

Quem nunca herdou um objeto de um ente querido? Na hora, nos sentimos lisonjeados pela “homenagem”, mas o que deveria ser motivo de orgulho muitas vezes acaba virando um sério problema. Isto porque o objeto presenteado muitas vezes não nos agrada, não combina com a decoração da nossa casa , ou na pior das hipóteses, o ente não era tão querido assim como ele próprio imaginava. O que fazer nessas situações que envolvem família, parentes ou até amigos? Como usar aquele objeto que você não gosta na decoração da sua casa? Herança de Armário é um programa de decoração que vai solucionar o seu problema antes que ele vire uma crise familiar. O conceito principal é a reciclagem de um objeto herdado para que ele não termine debaixo da cama ou no fundo do armário. Semanalmente, conheceremos, em cada episódio, quem deu o presente, quem recebeu , o que eles acham sobre esse objeto e como podemos transformá-lo em algo que combine com a casa e com o estilo do herdeiro. Dessa vez não vamos transformar a decoração da sua casa com novos objetos, mas com peças antigas. As famosas heranças de armário! Ela não combina com a sua casa? Seu marido acha aquilo um elefante branco? Sua filha disse que é ridículo? O programa irá transformar esse presente de valor sentimental em um objeto simpático, moderno, com um novo visual e principalmente com uma nova utilidade. Caso a família queira realmente se livrar do dito cujo, mesmo depois de remodelado, ele será leiloado no site do programa. Caberá a produção estipular o valor mínimo do objeto.

Sobre Trilhos | Filipe Brito
Formato: Documentário | Gênero: Juvenil, família e adultos | Localidade: Petrolina - PE
Esta série apresenta o ambiente dos principais sistemas de transporte metroferroviários urbanos do Brasil, mostrando a atmosfera, a estrutura e a movimentação dos passageiros em cada cidade.

Olá pessoal! Sou Filipe Brito, idealizador do projeto Sobre Trilhos, que tem como objetivo documentar os diversos sistemas de metrôs e trens urbanos do Brasil. Compreendo que Sobre Trilhos ganha importância no cenário atual, já que busca discutir a questão do transporte público no país, tema que deve estar na pauta dos debates sobre o presente e o futuro de nossas cidades.
Além da relevância social do tema, este projeto surge graças ao fascínio que tenho por essas grandes estruturas de transporte, pelo espaço das estações, a movimentação das pessoas e dos trens, as relações criadas a partir das viagens, os trajetos dos vagões, as paisagens, enfim, o contexto que envolve os metrôs e trens no Brasil. As peculiaridades de cada cidade, a estrutura e os usuários, as questões do presente e as transformações do futuro, tudo isso como objeto desta série.
É uma imensa satisfação ser finalista do NETLABTV com este projeto de série, que acredito ser tão importante e com grande potencial. E para dar continuidade ao desenvolvimento do Sobre Trilhos, você pode ser fundamental, votando nele. Vamos ampliar o debate sobre os transportes públicos, vamos mostrar e pensar nossas cidades com outro olhar. Espero que tenham curtido a proposta da série e que votem nela. Vencer com voto popular?! Será uma alegria imensae compartilhada!

SINOPSE DA SÉRIE:

O transporte público é ainda o principal meio de locomoção dos habitantes das cidades brasileiras, ocupando entre 50 % e 60% dos veículos urbanos motorizados no país. Mas a maior parte da população que se utiliza do transporte coletivo se desloca de ônibus, já que os metrôs e trens existem em poucas cidades brasileiras, majoritariamente nas capitais, e mesmo nelas não atingem grande parte da população. Mas esses transportes sobre trilhos são fundamentais em metrópoles como São Paulo, atendendo a mais de 30% dos paulistanos, e podem se tornar ainda mais importantes com o crescimento de projetos nas grandes cidades. O Brasil transportou 2,7 bilhões de passageiros em 2013 via metrô e trem.

Os sistemas metroferroviários, além de sua importância na mobilidade das pessoas nos centros urbanos, despertam o fascínio pela atmosfera existente tanto nas estações quanto nos trajetos das viagens. As imensas estruturas, a grande quantidade de profissionais envolvidos, o fluxo intenso de usuários, indivíduos de diferentes origens que percorrem os mesmos trajetos, as ações coletivas e individuais, enfim. Em cada cidade, apresentam-se as peculiaridades de sotaques, tipos, vestimentas, construções, etc. Destacam-se também as diferentes paisagens que se pode encontrar a cada nova cidade ou diferente percurso.

A série apresenta, a partir da representação documentária, a atmosfera e os diferentes ângulos do ambiente do transporte metroferroviário urbano nas diversas cidades do Brasil. Realizando 15 episódios, pode-se criar um panorama da situação atual deste meio de transporte no país, mostrando as peculiaridades de cada cidade, seus usuários, aspectos da cultura local, as paisagens e a dinâmica de cada região. Além disso, discute questões voltadas ao futuro desses transportes sobre trilhos, pensando suas potencialidades e riscos, analisando as possíveis alterações no cotidiano das pessoas e as transformações nas paisagens das cidades. Sobre trilhos, vamos pensar e observar as cidades!

Viagem pelo Brasil - 200 anos depois | Claudia Dreyer
Formato: Documentário | Gênero: Juvenil, família e adultos | Localidade: Porto Alegre - RS
No séc. XIX, dois jovens cientistas alemães em uma aventura à uma terra desconhecida. 200 anos depois, o mesmo trajeto, registrando o impacto ambiental em uma das mais ricas biodiversidades do planeta.

SINOPSE DA SÉRIE:

Em 1817 dois jovens cientistas alemães, Von Martius e Spix, acompanham a Princesa Leopoldina na comitiva para seu casamento com D. Pedro I. Uma terra estranha e exótica para os europeus, cheia de mistérios em um território vastíssimo e rico. Contratados pela coroa alemã, eles percorreram o Brasil a pé e em lombo de burro, desde o Rio de Janeiro e São Paulo até a Amazônia pelo interior ainda não desbravado do Brasil e realizaram um trabalho de referência até os dias de hoje, catalogando e descrevendo a flora, a fauna, os povos indígenas e as características do povo brasileiro em cada lugar que passaram. O resultado foram 3 volumes que descrevem uma aventura apaixonante e mais de uma centena de desenhos que retratam a época, os povos, os costumes e as paisagens ainda intocadas de um Brasil desconhecido para muitos europeus e as possibilidades econômicas desta jovem e rica nação a um passo de se tornar independente. 200 anos depois, dois jovens naturalistas irão refazer esta aventura, munidos das mais modernas tecnologias. O que aconteceu com o passar do tempo, aos povos, à flora e à fauna descritas pro Von Martius e Spix ? Até que ponto o desenvolvimento econômico, analisado pelos cientistas há 200 anos atrás e os impactos ecológicos alteraram estas paisagens naturais e culturais, e qual a situação que se vive hoje? Dois séculos depois da revolução industrial, que consequências trouxe à hoje considerada a maior biodiversidade do planeta ? Um olhar amplo lançado sobre este patrimônio de biodiversidade, colorido por paisagens exóticas, rostos, cores e sons fazem a diversidade cultural deste país que volta os olhos do mundo para si. Em cada região desta viagem se fará contato com especialistas dos vários projetos de pesquisa e conservação desta biodiversidade, avaliando também, por meio de alta tecnologia como o rastreamento por satélite, as possibilidades de exploração sustentável e conservação dos remanescentes florestais.