E, segundo o roteirista, script-doctor e diretor Aleksei Abib, isso é ótimo para os profissionais brasileiros. Como exemplo de inovação, ele cita o The Sequence Approach, formato aplicado na série True Detective, que se tornou referência em todo o mundo e vem cada vez mais sendo aplicado em novas produções.

Segundo o Aleskei, a busca por novas formas de se contar histórias em série favorece os criadores do Brasil tanto na questão da ousadia quanto na tradição. Isso porque no campo da inovação, a herança do Cinema Novo, “que não tem limites para a criação”, deu aos brasileiros a capacidade de romper com tradições. Já no que diz respeito à produção audiovisual mais comercial, o know how adquirido com as novelas é um grande trunfo. “Pois é  um formato que sabe se apropriar das técnicas narrativas aristotélicas para falar para um grande público em arcos maiores”, comenta Aleksei, que nesta terceira temporada do NETLABTV foi monitor das Oficinas de Roteiro para TV no Rio e Recife.

Sobre como o Brasil pode se apropriar dos formatos clássicos, utilizar nossa tradição para construir séries e, ao mesmo tempo inove, Aleksei conversou com o blog Inspire-se.

O roteirista, um dos consultores de roteiro mais prestigiados do Brasil, também desenvolve projetos documentais e atuou como script-doctor do longa Elena, de Petra costa, que foi pré –indicado ao OSCAR, 2015 e eleito o melhor documentário do 35º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana em 2013.

Entre as ficções para o cinema, Aleksei assina o script doctoring de De Menor, de Caru Alves de Souza, que levou o prêmio de melhor filme no  Festival do Rio  2013; O Último Cine Drive-In (Prêmio da Critica, Festival de Gramado, 2015 e Prêmio NETFLIX, 2016); além do blockbuster Mais Forte que o Mundo, entre outros.

Ele também foi consultor de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do Sesc (antigo Sundance), e instrutor de roteiros para a Rede Globo no programa Profissão Repórter, do jornalista Caco Barcellos. É um dos  autores do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo.

Aleksei, que há quase duas décadas ministra cursos e oficinas de roteiro, observou ainda que os criadores brasileiros têm plena capacidade de inovar para, então, transpor fronteiras e criar novos formatos, sempre tão desejados pelo mercado.

Confira: https://youtu.be/X9i_R8Zvy3s

Receba NossasNovidades