No Brasil, os cursos regulares e mais longos, ainda são raros, mas existem várias oficinas e cursos livres ministrados em escolas e centro culturais em várias cidades durante todo o ano.

Selecionamos cinco escolas que oferecem cursos de roteiro que aprofundam o ensino, o desenvolvimento da narrativa para diversos meios, além do o desenvolvimento do profissional. Confira nossa lista com opções que contemplam as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA):

Escola Fluxo – Série de TV: Teoria, escrita criativa e mercado
A Escola, localizada em Porto Alegre (RS), realiza vários cursos relacionados a fotografia, cinema e audiovisual em geral. O curso “Série de TV – Teoria, escrita criativa e mercado”, ministrado pelo roteirista Tomás Fleck, tem o objetivo de apresentar os conceitos práticos e teóricos relacionados à criação, ao desenvolvimento, à roteirização e à venda de um projeto de série de TV. Para isso, as aulas passam pela análise da teoria, tendo como embasamento desde seriados brasileiros até os mais aclamados norte-americanos de diversos gêneros dramáticos, e buscam introduzir os alunos à criação do universo da série, de seus personagens e tramas. Nas aulas, são abordados pontos como a estrutura da narrativa, um histórico sobre as séries e sua evolução, gênero de comédia e de drama. Além disso, Tomás Fleck aprofunda os conceitos da famosa sala de roteiristas e aborda como seu funcionamento se aplica à realidade brasileira.
Atualmente o curso está com inscrições abertas para a turma de 27 de novembro a 3 de dezembro, no período da noite. As aulas serão realizadas às segundas e quartas, das 18h30 às 22h. Os interessados podem acessar a ementa completa do curso e se inscreverem pelo site:
http://escolafluxo.com.br/site/portfolio/serie-de-tv/.

B_arco Centro Cultural – Programa de Formação de Roteiristas
Pensando e correspondendo à demanda do mercado audiovisual por roteiristas qualificados para atuar em diversos setores e com domínio dos diferentes gêneros, o b_arco oferece, desde 2010, um programa completo de roteiro audiovisual, com corpo docente composto por renomados profissionais brasileiros e estrangeiros, como Ricardo Tiezzi, Thelma Guedes, Miguel Machalski, Julia Priolli, Paula Knudsen,  Aleksei Abibi, Rubens Rewald, entre outros. O curso atende desde o roteirista iniciante, que ainda está descobrindo a narrativa, até o profissional que quer se aperfeiçoar, e oferece opções para formação em roteiro de Cinema e TV, além de cursos complementares. O aluno pode fazer a formação completa ou escolher módulos independentes de acordo com seu nível de conhecimento, interesse e disponibilidade.
Localizado em São Paulo (SP), o b_arco oferece cursos e workshops em várias áreas culturais, além do audiovisual.
Além da sede na capital paulista, promove cursos em outras capitais, como Salvador (BA), e em breve chegará a outras regiões do País, além da programação online, que também deverá ser disponibilizada a partir de 2018. Acesse o site do Programa e confira os cursos e masterclasses que estão com inscrições abertas: http://barco.art.br/programa-de-roteiro/

Roteiraria
A Roteiraria é uma escola de roteiros com unidades no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e trabalha com um método próprio de ensino, desenvolvido pelo roteirista José Carvalho, em 30 anos de estudos e prática intensa de roteiro na TV e no Cinema. Os cursos oferecidos vão desde a formação de roteiristas para TV até Roteiro para entretenimento de Marca, e propõem a formação e a ampliação do conhecimento de profissionais do mercado audiovisual e dos que têm a intenção de participar dele como roteiristas, analistas e leitores de roteiro. Além dos cursos relacionados a roteiros de TV e Cinema, textos originais e adaptações de obras literárias, a Roteiraria habilita profissionais no desenvolvimento também de storytelling na publicidade.
Confira no site da escola todos os cursos oferecidos e os que estão com inscrições abertas:
http://www.roteiraria.com.br/roteiraria-escola/os-cursos/ 
Também é possível conferir depoimentos de profissionais sobre o ensino e o trabalho realizado na Roteiraria: http://www.roteiraria.com.br/roteiraria-escola/depoimentos/

Bucareste Ateliê de Cinema
O Ateliê oferece vários cursos relacionados ao audiovisual, sendo dois deles de roteiro: um com foco em autoras e personagens mulheres, que está com inscrições abertas. O espaço é localizado em São Paulo e é aberto para pessoas que querem criar, experimentar e trocar livremente ideias e experiências pessoais. Funciona como uma residência artística na qual os alunos desenvolvem seus projetos de curta-metragem do começo ao fim, sempre acompanhados pelos professores. A Bucareste Cinematográfica é a produtora da escola que busca incorporar os alunos aos filmes que realizam. Por meio dela, a escola realiza um laboratório prático com os estudantes.

Academia Internacional de Cinema
Com unidades no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), a Academia Internacional de Cinema oferece uma extensa grade de cursos de cinema e conta com mais de 2300 filmes produzidos por seus alunos ao longo de mais de dez anos de atividades. São oferecidos cursos de formação livre em roteiro, cursos de férias com curta duração, roteiros para TV, de humor e focados no público infanto-juvenil. A escola também realiza eventos, palestras e aulas abertas ao público, além de publicar conteúdo educativo relacionado aos cursos que oferece.
Acesse o site da AIC e confira os cursos de roteiro que estão com inscrições abertas:
https://www.aicinema.com.br/cursos/roteiro/.

Receba NossasNovidades