Para isso, é essencial ler livros e, por que não, sites sobre roteiro. Na era digital, há várias opções de sites criados e mantidos por roteiristas que trazem conteúdo de qualidade para os interessados em aprender mais sobre a técnica e o mercado, acessar roteiros de séries na íntegra, ler análises de elementos relacionados ao roteiro de grandes filmes e séries, entre outros.

Além de sites, há canais no Youtube e até podcasts. A diretora de conteúdo original do History Channel, Krishna Mahon, por exemplo, criou o canal “Imprensa Mahon”, em que divide experiências, publica vídeos temáticos, como os do Glossário, que trazem explicações e definições de termos relacionados a roteiro e ao mercado. Krishna também recebe profissionais para entrevistas e dicas e passa o conteúdo de forma bem descontraída.

Já os podcasts conquistam cada vez mais espaço. O “Primeiro Tratamento” é um podcast em que os roteiristas Bruno Bloch e Filippo Cordeiro entrevistam seus roteiristas favoritos e conversam sobre roteiro e sobre o processo de desenvolvimento de cada projeto apresentado.

Além destes destaques, selecionamos cinco portais relacionados a roteiro, com conteúdo educativo, analítico e de mercado para que tanto roteiristas experientes quanto iniciantes possam conhecer e se aprofundar mais no tema.

Confira:

Tertúlia Narrativa – www.tertulianarrativa.com

No site do Tertúlia, um coletivo de criação, pesquisa e consultoria de roteiros de cinema e televisão, você vai encontrar uma grande variedade de conteúdo, desde dicas mais simples relacionadas ao meio a notícias sobre concursos e editais com inscrições abertas, além de artigos que apresentam e discutem ideias, métodos, técnicas, processos, gêneros, formatos nas diversas áreas da escrita para as telas.

O site disponibiliza também um glossário para consulta, um compilado de alguns roteiros de séries internacionais, além de materiais originais, como pôsteres para impressão, papéis de parede e até materiais de apoio para sua escrita etc.

 Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) – http://abra.art.br/blog  

Além de informações sobre a ABRA, como membros e história da Associação, a área de notícias do site conta com informações atualizadas sobre o universo do roteiro, de maneira mais focada no mercado de trabalho.

Nele, você vai encontrar desde notas simples sobre entrega de prêmios, festivais e concursos com inscrições abertas até reportagens e entrevistas com discussões mais aprofundadas. Um dos destaques das publicações é a série “Tudo que você sempre quis perguntar pra um advogado”, que traz dicas importantes para quem está escrevendo um projeto.

 

Escola de Roteiro – www.escoladeroteiro.com.br

Mesmo sendo um portal direcionado para um curso de roteiro, o site oferece um conteúdo rico, que pode ser acessado logo na página inicial, relacionado ao processo de criação do roteiro. Pautas como a influência do beat na cena, como funciona a jornada do herói e dicas para aprofundar o personagem, entre tantas outras, estão presentes e podem ser muito úteis para quem está em busca de conteúdo teórico.

Além do Roteiro – www.alemdoroteiro.com

Como o próprio nome sugere, este site traz informações que vão além do roteiro propriamente dito. ‘Além do Roteiro’ traz análises de elementos do roteiro aplicados em séries e filmes, como a investigação da narrativa em “Blue Valentine”, ou a construção do protagonista em “Manchester à beira-mar”. O portal também publica textos com temáticas variadas como música, política e comportamento.

Blog do portal Roteirista Empreendedor – www.roteiristaempreendedor.com/blog

A proposta do site é, por meio de serviços de tradução, criação de roteiro e consultorias, ajudar na formação de roteiristas profissionais. Isso é feito também por meio do blog, em que são publicados conteúdos educativos sobre conceitos e desenvolvimento de um roteiro, além de entrevistas e notícias da área e do mercado de trabalho.

Receba NossasNovidades