Já é consenso que documentários não só tem que ter roteiro como precisam de bons profissionais que ajudam a contar bem histórias que já são interessantes por sua própria realidade.

Pensando nisso, o blog Inspire-se traz uma seleção de séries de não ficção que são exemplos de como um roteiro bem construído é essencial para se contar uma boa história, mesmo, e principalmente, quando ela tem o real como matéria-prima principal.

Do doc reality Águias da Cidade ao reality Escola de Maridos, passando pelos documentais Buscando Buskers e Luz&Sombra, além da bem humorada Rainha da Cocada e do inusitado O Infiltrado, o que não faltam são bom exemplos de narrativas que nos cativam e surpreendem.

Confira!

  • Águias da Cidade

Canal: Discovery Channel

Roteiro: Sérgio Zeigler e Felipe Giaj-Levra

Produção: João Daniel Tikhomiroff, Michel Tikhomiroff e Hugo Janeba (Mixer Films)

Direção Geral: Rodrigo Astiz

 

DOC REALITY

No ar desde outubro de 2012, a série acompanha o trabalho diário do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que é conhecido como Águias. A produção fez com que a Discovery Channel permanecesse em liderança absoluta entre todos os canais pagos.Dinâmica, Águias da Cidade apresenta a ação e a tensão que se passam na cabine dos helicópteros e centrais de atendimento, revelando os desafios, as questões enfrentadas e as reações dos protagonistas desde o momento da chamada até a conclusão da ocorrência.

 

 

  • Rainha da Cocada

Canal: GNT

Roteiro: Mara Liz e Raíza Costa

Produção: Livia Cheibub

Direção: Raíza Costa e Livia Perini

Apresentação: Raíza Costa

 

LIFESTYLE

Produzida de forma não-convencional, a atração surgiu de forma independente como um canal no YouTube, o Dulce Delight, e une cozinha e arte. A apresentadora Raíza Costa, que também dirige e roteiriza o programa, é formada em Artes Visuais e em confeitaria pelo The French Culinary Institute of New York. Raíza estreou seu canal em 2010, que trouxe o primeiro programa online dos Estados Unidos e do Brasil totalmente dedicado à confeitaria. Há uma versão em inglês e outra em português que, juntas, superam 30 milhões de visualizações. No canal GNT, o Rainha da Cocada estreou em 2015 e levou para a TV a fórmula que fez sucesso na internet, com muito humor e dicas de Nova York, onde Raíza vive, além de receitas profissionais que ela desvenda e ensina com leveza e simplicidade.

https://www.youtube.com/user/raizabdcosta

 

 

  • Buscando Burkers

Canal: Sony

Roteiro: Edu Felistoque

Produção: Victor Dias / Raven Filmes.

Produtoras associadas: Felistoque Filmes, El Vagabondo Film Baker e Reza Brava Produções

Direção geral: Edu Felistoque

 

DOCUMENTAL

Em seis episódios, Buscando Buskers mostra a vida de músicos, letristas, cantores e cantoras que possuem um trabalho autoral de qualidade e que se apresentam nas ruas e praças das cidades brasileiras, por escolha própria.

De acordo com o diretor Edu Felistoque, há planos de transformar a série em um documentário de longa-metragem, uma vez que cada episódio tem cerca de 25 minutos e, em geral, o material filmado com os artistas ultrapassa uma hora. A ideia de uma realizar uma série que documentasse os chamados buskers surgiu quando o diretor se deparou com o comentário de um crítico, afirmando que não havia mais nenhuma grande promessa da música popular brasileira. Diante disso, Felistoque se reuniu com os produtores e começou de forma independente a buscar pelos músicos de rua e a filmar o cotidiano deles, tanto em casa quanto em público, suas apresentações, a reação imediata das pessoas das ruas, entre outras situações.

 

 

  • Luz & Sombra

Canal: Canal Curta

Roteiro: Betse de Paula e Jacques Cheuiche

Produção: Canal Curta!

Direção: Betse de Paula e Jacques Cheuiche

 

DOCUMENTAL

A cada episódio, a série apresenta a trajetória de um importante fotógrafo do cinema brasileiro. Além de ouvir suas experiências, a narrativa intercala momentos filmados durante o cotidiano do profissional nos sets com cenas dos grandes filmes brasileiros nos quais trabalhou.

A produção tem 26 episódios, com duração média de 33 minutos, e acompanha de perto grandes nomes da fotografia cinematográfica nacional, como Mário Carneiro, Lauro Escorel, Walter Carvalho, Affonso Beato, Edgar Moura. Um dos diretores de Luz&Sombra, Jacques Cheuiche, também é fotógrafo, o que contribuiu para que que a proximidade com o tema fosse muito bem explorada. O resultado é uma série que une os talentos de Betse e Cheuiche e transmite ao espectador a intimidade necessária para que entenda mais sobre a trajetória dos profissionais que ajudaram a construir a fotografia, e a identidade, do cinema brasileiro.

 

canalcurta.tv.br/pt/series/serie.aspx?serieId=497

 

 

  • Escola De Maridos

Canal: Fox

Roteiro:

Produção:  FOX Produções Originais, FOX Telecolombia e Endemol Shine Group Brasil

Direção: Ricardo Perez

Elenco: Luigi Baricelli, Ana Canosa, Felipe Solari e Diana Bouth.

 

REALITY

 

Versão brasileira para o formato criado pela FOX Network Group, que já foi produzido para os mercados da Argentina, Colômbia, México. No Brasil, estreou em 2016, com 13 capítulos. Neste reality, oito maridos são inscritos por suas esposas para frequentarem uma escola que tem o objetivo de transformá-los em maridos melhores e, assim, também tornar o casamento melhor.

A psicoterapeuta Ana Canosa acompanha os episódios e ao final, o ‘Melhor Marido’ é escolhido. O prêmio vai para o casal, que tem a chance de viver uma segunda lua de mel. A versão colombiana está concorrendo ao Emmy Internacional 2017, como Melhor Programa de Entretenimento sem roteiro.

Receba NossasNovidades