Criar uma roupa linda, que o cliente não só goste como se sinta confortável e que expresse sua personalidade. Tudo isso com tempo e orçamento enxuto, em um ateliê surpresa e com estrutura mínima.

Esse é o desafio do estilista Alexandre Herchcovitch em Corre & Costura, que a websérie Raio-X de Séries Brasileiras retrata em seu terceiro episódio.

Reality criado por Herchcovitch e Cristiano Metri, o programa tem produção da Conspiração Filmes e estreou em março de 2016 no Canal Fox Life.

Para cumprir a tarefa de criar roupas exclusivas para os mais diferentes tipos de pessoas, Alexandre contou com a ajuda de seu assistente Rhody e a sua mãe Regina Herchcovitch.

E quem encarou o desafio com Alexandre foi também a equipe do programa. Por isso, Raio-X, que desta vez investiga as soluções encontradas na produção de um reality, ouviu a roteirista Haná Vaisman, a roteirista e produtora de história Larissa Tietjen, além do diretor de cena Rafael Baroni.

Como observa Haná, para o espectador, o reality é um jogo. Raio-X discute as regras deste jogo e como elas foram utilizadas pelos roteiristas de Corre & Costura. “Parte da linguagem vem das etapas bem estruturadas, de ter os depoimentos que dão acesso ao que cada um está pensando”, comenta a roteirista.

Para Baroni, entender e seguir o formato do reality também é importante, mas construir uma narrativa, assim como em séries ficcionais, é crucial para o sucesso de cada episódio. “Alguns mecanismos são iguais de uma ficção, tem que haver o conflito, os pontos de virada”, explica o diretor.

Estruturar bem a narrativa de um reality também passa pela escolha dos personagens. “Era preciso encontrar pessoas interessantes que Alexandre se sentisse inspirado a criar uma peça para elas e que tivessem um evento importante para ir”, comenta Larissa.

Portanto, neste formado o produtor de história é figura essencial. “Estabelecer uma conexão entre o roteirista e o personagem também é muito importante em um reality. Muitas vezes um personagem que nunca lidou com uma equipe de TV não sabe todas as etapas pelas quais vai passar, é em quem ele vai confiar”, completa a roteirista.

Estes e outros temas você confere no episódio RAIO-X de Corre & Costura.

Assista ao terceiro episódio aqui ou na página do NETLABTV no Facebook:

Confira todos os próximos episódios e cases da websérie Raio-X de Séries Brasileiras:

·       09/11 às 19h: Case “Zé do Caixão”  | Produtora Contente | Canal Space
·       16/11 às 19h: Case “Lili, a ex”  | Produtora O2 Filmes | Canal GNT
·       23/11 às 19h: Case “Custom Club” | Produtora Moonshot Pictures | Canal Discovery Turbo
·       30/11 às 19h: Case “Terminadores” | Produtora Hungry Man| Canais Band e TNT

NETLABTV: Raio-X de Séries Brasileiras tem copatrocínio da Discovery Networks Brasil, Turner e Canal Space, além do apoio dos canais Discovery Turbo, History, Band, Sony, TNT, GNT e Fox Life.

Receba NossasNovidades