Finalistas Ficção

IMPULSO | Marcela Macedo
Gênero: Drama | Localidade: Santo André/SP

SINOPSE DA SÉRIE:

Vivian Blumen é uma policial militar de 34 anos, moradora da cidade de São Paulo e especialista em gerenciamento de crises e negociação em casos envolvendo suicidas e reféns. Ela retorna ao trabalho após 6 meses de licença ocasionada pela morte de sua filha. Nesse período, ela desenvolveu depressão e tentou se matar cortando os pulsos. Vivian não vê o retorno às atividades de policial como um recomeço, mas como uma chance de recuperar seu porte de arma e colocar fim à própria vida. No entanto, Vivian desenvolve a crença que a morte passou a se comunicar com ela, desafiando-a para um jogo, no qual ela deve impedir que outras pessoas morram. Esse desafio desperta em Vivian um novo sentido para continuar vivendo, ainda que seus traumas continuem bem latentes.

VISÕES DE UMA INOCENTE | Camila Eneas Martins
Gênero: Drama | Localidade: São Paulo/SP

SINOPSE DA SÉRIE:

Em uma pequena clínica psiquiátrica da cidade de São Paulo, Fernando vai visitar sua mãe adotiva. O que era para ser apenas uma visita, se torna um grande pesadelo, quando Melissa, a paciente do quarto 09, diz que sua mãe irá morrer.
Fernando não acredita, até receber a notícia que comprova que Melissa estava certa. Atordoado e em busca de respostas, ele confronta Melissa, e o que ela irá revelar mudará o rumo de suas vidas para sempre. Nos próximos sete dias eles correrão contra o tempo atrás de sobrevivência, tentando desvendar o mistério que envolve suas vidas.

CALL CENTER | Otavio Chamorro
Gênero: Comédia | Localidade: Brasília/DF

SINOPSE DA SÉRIE:

Dizem que alegria de pobre dura pouco e Rosângela é a prova viva disso. No mesmo dia em que ela consegue uma tão sonhada promoção, de operadora de telefonia para gerente do (medonho) Departamento de Reclamações de uma empresa de comunicações, ela descobre que está com dengue. Na volta ao trabalho, para enfim assumir a função, ela é abandonada por todos os seus subordinados, que ganharam em um bolão da Mega-Sena do qual ela não participou por estar afastada. Mais do que nunca, ela precisa segurar esse emprego a qualquer custo, mostrar que é competente (ela não é) e arranjar novos operadores para trabalhar e cumprir a missão que seu novo chefe lhe passou: alçar o Departamento de pior colocado para o primeiro na lista de “atendimento ao cliente” do mercado.
Mas o universo está contra ela. Ao longo de sua jornada, ela vai precisar lutar contra a tramoia de Cristiano, um dos vice-presidentes da empresa, que finge que a apoia, mas a usa como laranja para seus esquemas de desvio de dinheiro; a inveja de Shirley, a gerente de RH, que faz de tudo para vê-la fracassar; a ambição de Valdemar, o supervisor do departamento vizinho que quer destituí-la do cargo para acumular sua função e incorporar seu salário; a pressão do Dr. Coutinho, presidente da empresa, por resultados inatingíveis; a incompetência da sua própria equipe de operadores de telefonia, que não conseguem trabalhar direito e a impedem de ser bem-sucedida no seu novo cargo; e o seu próprio despreparo para assumir uma função que exigiria alguém bem mais qualificado.
Nesta sitcom, as histórias vão ser centradas no DR – Departamento de Reclamações – tendo como personagens principais a nova equipe formada por amigos e conhecidos da nova gerente, que estão na pindaíba precisando de um emprego: a cabeleireira Amora, o vendedor de pamonhas Devanildo, o camelô Kleverson, a fofoqueira Ketyllen (que estava afastada por estresse e também perdeu o bolão) e o “youtuber” Sandoval, ou San Jr., como ele faz questão de ser chamado.

ESPAÇONAVE COPACABANA | Pedro Vieira
Gênero: Drama | Localidade: Rio de Janeiro/RJ

SINOPSE DA SÉRIE:

Espaçonave Copacabana é uma série de ficção científica e ação planejada com 10 episódios de cerca de 40 minutos. A série conta a história dos passageiros da astronave Copacabana, uma embarcação que carrega cerca de 4 mil pessoas para uma colônia de mineração nos confins da galáxia, parte de uma numerosa frota enviada para trabalhar em um promissor sistema planetário, supostamente apinhado de planetas ricos em recursos minerais exóticos. Devido a uma pane no sistema, uma das seções da Copacabana é inteiramente acordada um século antes de chegar ao seu destino – a seção que continha apenas as crianças e adolescentes.
Segue-se a partir daí algo como se “O senhor das moscas” acontecesse na nave do filme “Passageiros”. A princípio, acompanharemos Lauro, o jovem protagonista que quer ajudar os demais e resolver o mistério do que de fato aconteceu e buscar uma maneira de acordar os adultos ou mandar mensagem para uma das demais naves da frota. Porém, rapidamente, as crianças se dividem em facções e rivalidades surgem.
Os grupos passam a tentar lutar pelos pouquíssimos recursos a serem explorados na nave. A partir daí, surge um equilíbrio delicado entre as facções lideradas por Lauro; o bully Jonas, que tem especial desdém pelas inciativas de Lauro por não confiar nos adultos; Alex, o filho do capitão da nave que justamente por isso alega ter conhecimentos sobre a nave que os demais não tem e assim poder “controlá-la” e, mais tarde, a jovem Raíssa.
Em um paralelo temático com “O senhor das moscas” (1954), romance de William Goulding, veremos ao longo do seriado a inclinação humana pela organização social e a coexistência pacífica ruindo sob a influência de indivíduos com sede pelo “poder”, como em um tipo de mundo pós-apocalíptico adolescente. A voz da razão, personificada por Lauro, nem sempre prevalecerá – porém os diferentes grupos terão que perceber que precisam uns dos outros para resolver a crise onde se encontram ou morrerão.

CASA DAS PRINCESAS | Ana Ornelas
Gênero: Comédia | Localidade: Belo Horizonte/MG

SINOPSE DA SÉRIE:

Se as meninas fossem princesas, elas seriam lindas e perfumadas o tempo inteiro. Elas sempre saberiam o que fazer e o que dizer. E sua única preocupação seria achar o príncipe encantado. Só que o mundo não é bem assim. Para as jovens adultas de hoje, fica claro que esse sonho não tem sentido nenhum, quando se trabalha o dia inteiro e além de ter que pegar o ônibus lotado e ouvir cantadas babacas no caminho pra casa, você está fedida, cansada, descabelada e não tem a mínima vontade de ser educada ou delicada se a sua menstruação vazou, a conta está no vermelho e tudo que você queria era uma boa cerveja gelada e a companhia das amigas.
Ciça, Valentina e Raquel sabem muito bem disso. Três meninas como tantas outras, vieram de famílias de classe média para estudar em São Paulo. E passaram a dividir o teto, as tarefas, os sonhos e as angústias dos vinte-e-poucos umas com as outras. E mesmo sendo bem diferentes, conseguiram criar um clima de cumplicidade e amizade – porque só assim elas vão conseguir atravessar essa fase.
Casa das Princesas propõe justamente isso; o olhar sobre o cotidiano das três como se não houvesse câmera ou como se não houvesse roteiro. É uma série que pretende quebrar tabus e estereótipos mostrando que na realidade as mulheres de hoje estão longe de serem – ou quererem ser – princesas.
Sem medo de iniciar um diálogo, a série discute tabus, escancara realidades sobre a sexualidade feminina de maneira franca e crua. E também discute um dos maiores desafios da geração jovem de hoje: Despir-se das expectativas para conseguir encontrar-se de fato. E, sobretudo, Casa das Princesas é sobre a amizade. A relação que pode nascer de três pessoas muito diferentes, mas que dividem suas vidas e suas incertezas e encontram umas nas outras alívio e suporte.

HABEAS CORPUS | Juliana Rosenthal Knoepfelmacher
Gênero: Drama | Localidade: São Paulo/SP

SINOPSE DA SÉRIE:

Móca Advogados Associados é um dos mais renomados escritórios de advocacia criminal da cidade. Seu fundador, Dr. Cícero Móca é conhecido por ir até as últimas consequências para defender seus clientes – e cobrar muito caro por isso. Já seu único filho, Aquiles, acaba de se formar em Direito, mas possui uma visão de justiça bem diferente do pai. Sua revolta contra a situação política do país e desejo de combater a corrupção a qualquer preço irá provocar uma ruptura na família e Aquiles terá que começar sua carreira do zero, trilhando o caminho que acredita ser correto, mas que poderá lhe custar ainda mais caro do que os honorários que seu pai costuma cobrar.
A série tem dois arcos principais na primeira temporada: o primeiro caso que Aquiles defende, envolvendo possíveis traficantes – e o mistério que fez com que ele mesmo fosse preso, seis meses depois de passar no exame da OAB. A trama envolverá a vida pessoal dos personagens, tanto de Aquiles e sua família quanto de seus clientes, mas o foco central continuará sendo a busca de Aquiles por justiça, para seus clientes, e para si mesmo.

ALMA FAMINTA | Amós Heber Santos
Gênero: Drama | Localidade: Salvador/BA

SINOPSE DA SÉRIE:

Série dramática, de cunho policial, Alma Faminta aborda o conflito humano diante da fragilidade e perecimento da vida diante da morte. Para além de tragédias há a dualidade entre a manutenção dos valores morais arraigados na sociedade e os nossos desejos profundos, contidos, ordinários, obscuros e transgressores que podem nos conferir estado de cólera e a realizar atrocidades, quando não obedecidos. O delegado Danilo traz a inquietação do autor diante da violência social em suas diversas faces. O trabalho dele como policial interpolado por questões políticas e pela ação midiática, sensacionalista, revela ao espectador uma trama de interesses sórdidos por traz das questões de segurança pública e das ações interpretadas como interesse comum para o combate dos crimes nas comunidades. Mas há também a repressão social dos nossos instintos mais puros para a manutenção da vida em sociedade, e estes quando aflorados revelam os amores, a fome, o medo e o orgulho que nos fazem matar e morrer. Os crimes são pano de fundo para a discussão central sobre o valor da vida e suas representações metafísicas post-mortem. Há um significado efetivo em se viver quando o final de tudo é a morte? Se morrer é o fim, então para que viver?

Finalistas Não Ficção

TESOURO | Marília Cunha e Isaac Donato
Gênero: Documental | Localidade: Salvador/BA

SINOPSE DA SÉRIE:

Com 12 episódios integrados, compostos de 30 minutos cada, a série policial documental apresenta como o Poder Judiciário Brasileiro, através da Corregedoria Nacional de Justiça, vem promovendo a justiça social, através dos bens apreendidos em operações da Polícia Federal. A abordagem é inédita na televisão brasileira e responde a um questionamento comum no país: qual o destino dado aos bens apreendidos pela Justiça? A série conta histórias de transformação social, originárias das iniciativas do setor judiciário.

BREGAY | Henrique Arruda
Gênero: Documental | Localidade: Recife/PE

SINOPSE DA SÉRIE:

Só da Tu! O ritmo que ganhou o país através de Reis, como Reginaldo Rossi, há cerca de 40 anos, continua sua majestade no país Recife com uma família real mais “moderninha” e “colorida”. Seja na criação ou na plateia, o público LGBTQ é um importante pilar para o fortalecimento do ritmo que ecoa da periferia à elite. Diariamente elxs compartilham montagens, criam paródias no Youtube, viralizam coreografias e aclamam versões bregas de sucessos do pop internacional, a exemplo do hit de 2017 “Só da Tu”, lançado pela Banda A Favorita, a partir do smash hit “I Got You”, da cantora norte-americana Bebe Rexha. Em seis episódios, a série Bregay, pretende investigar e acompanhar este relacionamento que está indo bem, passando por todas as nuances e semelhanças entre as duas comunidades que, muito embora sejam fundamentais para o cotidiano cultural da cidade, ainda enfrentam olhares tortos e preconceito de todos os lados. Do surgimento das versões do Pop, passando pelo dia a dia dos dançarinos e dançarinas até às festas especialmente organizadas pelo público LGBTQ para aclamar o gênero: isso é Bregay.

BATALHA NO PRÉDIO: A RECEITA DA BOA VIZINHANÇA | Mario Oshiro Junior
Gênero: Reality Show doc | Localidade: Santo André/SP

SINOPSE DA SÉRIE:

A cada episódio, três famílias que moram em um mesmo prédio disputam o título de melhor família cozinheira amadora do condomínio. Competidores e moradores, reunidos no Salão de Festas na “Assembleia para Matar a Fome”, recebem o apresentador que chega trazendo ingredientes surpresas para cada uma das receitas que devem ser preparadas dentro de um tempo estipulado. Cada família, em seu apartamento, deverá pilotar o próprio fogão ao comando do apresentador. No primeiro desafio, um cozinheiro profissional convidado, chamado de Síndico Gastronômico, dá dicas aos competidores e é ele quem elimina uma família da disputa. No segundo desafio, as duas famílias restantes voltam a se enfrentar em mais uma tarefa culinária com ingredientes escolhidos pela produção. Mas, dessa vez, quem decide o vencedor é a Comissão Extraordinária da Comida formada por cinco moradores do prédio que experimentam os pratos às cegas.

PÃES DO MUNDO | Carolina Venturelli e Erwan Massiot
Gênero: Documental | Localidade: Brasília/DF

SINOPSE DA SÉRIE:

O pão é o alimento primordial da humanidade, presente em quase todas as civilizações. Porém, cada sociedade tem uma maneira única de prepará-lo, o que resulta na existência de inúmeras receitas espalhadas ao redor do planeta, que refletem as riquezas e singularidades de suas culturas. “Pães do Mundo” apresenta, a cada episódio, um pão diferente e sua receita, revelando através dele as diferentes culturas que compõem o Brasil.

PAZ INTERIOR | Nicolas Carvalho
Gênero: Reality Show doc | Localidade: São José dos Campos/SP

SINOPSE DA SÉRIE:

A meditação já pode ser considerada uma febre mundial. Executivos, cientistas, médicos, artistas, esportistas de alto rendimento, todos afirmam que podem melhorar substancialmente o seu rendimento através dessa prática. Mas o que falta para que a meditação realmente se consolide no mundo moderno? Muitos já sabem o que é meditar, e mesmo como meditar, mas pouquíssimos conseguem transformar a prática em hábito. “Paz interior” é uma série que encara esse desafio de frente, fazendo uma imersão na rotina das pessoas que estão procurando ajuda e criando um programa sob medida para cada uma delas. Casa episódio apresenta uma pessoa com seus desafios, um convidado especialista e as descobertas da ciência na área abordada.

HISTÓRIAS DE LIBERDADE | Gabriel Mellin
Gênero: Documental | Localidade: Rio de Janeiro/RJ

SINOPSE DA SÉRIE:

“Histórias de Liberdade” é uma série documental que contará semanalmente a história de detentos, homens e mulheres, presos há muitos anos prestes a receberem a tão sonhada liberdade. Suas trajetórias, a expectativa, o grande dia da soltura, o reencontro com a família, a reinserção na sociedade e os impactos das mudanças em um mundo que já não é mais o mesmo.
Seja qual for a história, todos eles têm um sonho em comum, a liberdade, mas esse sonho muitas vezes vem acompanhado de uma incerteza: o que os espera do lado de fora. A estrutura da série será construída a partir de uma estratégia de abordagem da realidade. Iremos mostrar os últimos dias dos nossos personagens na prisão, a emoção e a expectativa da espera, o dia da tão esperada saída da prisão, a abertura dos portões, e o que acontece nos primeiros momentos fora do cárcere de encontro com sua nova realidade. Acompanharemos o reencontro com a família e amigos e mostraremos o impacto do que mudou.
O que esperam para o futuro? Quais serão os planos para sua reinserção de volta a sociedade? Seguindo uma construção dramatúrgica intimista e que seguirá a visão tanto dos detentos quanto dos familiares que os aguardam; a série será conduzida por uma narrativa sensível, abordando aspectos de realidade, expectativa e transformação. A fotografia será cuidadosa no que diz respeito a preservação dos personagens, sem perder o olhar poético. Não será filmado como um reality show, e sim como uma série documental.

MEU AMIGO BICHO | Natalia Rodrigues de Souza Cavalcanti
Gênero: Documental | Localidade: Osasco/SP

SINOPSE DA SÉRIE:

Série documental voltada para o público pré-escolar que acompanha a convivência entre crianças e seus animais de estimação. Em cada episódio, crianças entre 5 e 7 anos de idade realizam sozinhas, do início ao fim, tarefas de cuidado rotineiro com os bichos do seu convívio – dos tradicionais aos exóticos, de todas as regiões do Brasil. Entre ações e brincadeiras, cada criança fala sobre seu relacionamento com os animais, demonstra interesse, conhecimento e respeito pelos mesmos, dando contexto e profundidade até à ação mais simples.
Dos bichos de estimação tradicionais aos mais exóticos, da vida num centro urbano à vida na fazenda, de animais com necessidades especiais a crianças auxiliadas por animais de serviço. A partir da diversidade do elenco e das locações, é possível retratar traços distintos da cultura e dos costumes brasileiros, potencializando de forma natural a troca de experiências e o aprendizado.

Finalistas Social Video

PRINCESA CARLOS | Leonardo Raoni e Julia Fovitzky
Gênero: Comédia | Localidade: São Paulo/SP

SINOPSE DA SÉRIE:

Princesa Carlos, uma fantoche publicamente desgraçada e recentemente desempregada, divide um apartamento com Rômulo, um universitário interiorano e ingênuo. Os pensamentos mais absurdos e estranhos que passam pela cabeça da personagem principal são expostos de forma cômica e ácida através dos diálogos entre os colegas de quarto.

SINOPSE DA SÉRIE:

Primeiro ano de faculdade de Laura e Dani. Melhores amigas, estão sempre atrás de uma nova crush ou novo crush, mas Laura se sente muito frustrada por nunca ter tido um orgasmo durante uma transa. Ela parte em busca de aventuras sexuais, disposta a qualquer coisa para vivê-las. Festas, bares, ponto de ônibus… qualquer lugar é lugar. Nesse espírito de tudo ou nada, e ignorando os conselhos de Dani, Laura as leva até a sensitiva Anjângela, dona de uma poção orgástica. Laura a toma. Porém, contrariando as instruções da poção, Laura recebe um “presentinho”: sua vagina começa a falar! Sem papas na língua, ela conta tudo o que Laura tenta esconder, até os orgasmos fingidos. Situações constrangedoras, inusitadas e sempre muito engraçadas acontecerão por causa de Abigail, a vagina falante.

E AI, SOL? | Ana Carolina Teixeira Lachtermacher
Gênero: Drama | Localidade: Rio de Janeiro/RJ

SINOPSE DA SÉRIE:

Clara e Débora fazem um programa de noticias no colégio chamado “E ai, Sol?”. Quando nudes começaram a vazar entre os alunos, as meninas decidem treinar suas habilidades como jornalistas investigativas. Porém, precisam ser rápidas, por que a cada dia um nude é liberado.

ROGÉRIA A SANTA TRAVESTI | Jorge Prado Capo da Silva
Gênero: Drama | Localidade: Rio de Janeiro/RJ

SINOPSE DA SÉRIE:

Rogéria é uma santa travesti nascida em Irajá, mas que desde cedo teve que se virar no morro do Jorge Turco para conseguir o que comer. Sua história de milagres começou desde que ela abandonou seu expediente no salão e foi ao encontro de uma criança que estava dita como morta sem sinais vitais. Através de um abraço, Rogéria trouxe a vida daquela criança novamente. Clayton que hoje é pesquisador se volta para a favela em que nasceu para buscar fragmentos dessa Santa Travesti que desapareceu no tempo e a cada depoimento ele se surpreende ainda mais com essa história.

DE MAGRRRLA | Carolina Maciel de Arruda
Gênero: Documentário | Localidade: Florianópolis/SC

SINOPSE DA SÉRIE:

Sustentabilidade, mobilidade, cidades mais humanas, bem-estar e emancipação são algumas das promessas do ciclismo urbano. Ainda assim, no Brasil, usar a bicicleta como meio de transporte é um ato transgressor. Duplamente transgressor quando se é mulher: empoderamento, companheirismo, segurança, ocupação dos espaços públicos e feminismo. O que acontece quando mulheres pedalam?
Inspirado no Manifesto Riot Grrrl, a websérie De Magrrrla parte da ideia de que mulheres “são forças revolucionárias que podem, e vão mudar o mundo”, buscando conhecer e entrelaçar as histórias das ciclistas urbanas em diferentes capitais pelo país. A curiosidade de descobrir como se locomover sobre duas rodas influencia o dia-a-dia, a relação com a cidade e a autonomia das mulheres é a corrente que movimenta os episódios.

SINOPSE DA SÉRIE:

Linha 2 é um canal web sobre a Zona Norte carioca, o berço cultural do Rio. Feito da zona norte para zona norte, o Linha 2 terá informações sobre a histórias dos bairros, eventos, gastronomia, divulgação da produção e cultura local. Vamos falar de assuntos que fazem parte do nosso cotidiano. Além dos vídeos para o Youtube, o canal terá também produções exclusivas para Facebook e Instagram em formato de vídeo, textos e imagens.  Todo conteúdo será trazido através de conversas e entrevistas realizadas por três apresentadores. São eles: Dandara Vital, atriz trans-ativista e produtora cultural, moradora da Piedade; Rafael Ferrero, ator, DJ, produtor cultural e digital influencer, morador de Vila Isabel; e Karla Suarez, atriz e produtora cultural integrante do Coletivo Bonobando, do Coletivo Olho Vivo e da ColetivA DELAS, moradora do Sampaio.
Os programas serão lançados quinzenalmente tendo três linhas temáticas principais: atividades e dicas culturais, de entretenimento e de lazer na zona norte, gastronomia  e mobilidade. A cada programa será retratada uma região ou bairro da zona norte carioca.

Linha 2  é informação e Cultura da Zona Norte para a Zona Norte com um toque de humor. A histórias dos nossos bairros como você nunca viu.

PEQUENO GRANDE MUNDO | Leilane Brian Penalva Sampaio Fallace
Gênero: Reality Comedy | Localidade: Salvador/BA

SINOPSE DA SÉRIE:

Você acha que os italianos estão sempre em festa e falam alto? Acha que os franceses só pensam em moda e americanos não se interessam por outros países? Pensa que no Canadá só existe gelo e que asiático é tudo igual? Imagina que a África é um país e que lá só existe fome e pobreza? Que tal descobrir o que eles mesmos pensam sobre seus países e regiões?

Receba NossasNovidades