Tudo num só lugar e sem perder de vista os encontros entre criadores e profissionais do mercado do Brasil e do mundo. Assim está acontecendo o Rio2C (Rio Creative Conference), que começou ontem (03/04), na Cidade das Artes, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e segue até o domingo, dia 8.

E se uma palavra definisse o Rio 2C esta palavra seria a convergência. A primeira edição do evento não só incorpora as conquistas e o know how que a equipe do RioContentMarket adquiriu durante as sete edições prévias do evento, criado em 2011, como o amplia ao unir nomes importantes do audiovisual aos da música e da tecnológica em um encontro que rompe as fronteiras e sinaliza para um futuro em que as mídias convergem cada vez mais.

Inovar e manter a essência
Se pela primeira vez o evento vai oferecer programação para o público final, o caráter de plataforma de encontro dos profissionais do audiovisual se mantém forte. Somam-se aos frequentadores já tradicionais do RioContentMarket, ou seja, produtores, criadores, diretores do cinema e da TV, nomes importantes da inovação tecnológica e da música, mas as palestras, keynotes com grandes nomes das séries americanas e os encontros de negócios se mantém como pontos fortes do Rio2C.

Para isso, nesta nova fase, os criadores do RioContentMarket, já estabelecido como o mais importante e maior encontro de negócios do setor na América Latina,  uniram-se  a Rafael Lazarini, idealizador do Rio 2C, que tem mais de 25 anos de experiência na indústria do entretenimento e voltou ao Brasil em 2016, após temporada em Los Angeles, de olho na integração entre as áreas da indústria criativa brasileira.

“Quando o RioContent foi criado, nós já sabíamos onde ele iria chegar. No sentido de que estávamos atravessando uma revolução tecnológica naqueles anos. Acompanhamos toda esta revolução”, comenta Carla Esmeralda,  uma das criadoras e organizadores do evento que trouxe ao Brasil mais de 30 mil profissionais de mais de 36 países.

“Apostamos que o Rio2C trará para a música e a inovação no país o mesmo tipo de alavancagem de negócios e debates que o RioContentMarket trouxe para o Audiovisual. Aposto e acredito que eventos como este podem trazer muita inspiração e transformação”, completa Rafael Lazarini, que para construir o conceito do Rio2C buscou inspiração em eventos internacionais como o americano SXSW (South by Southwest), que ocorre em março em Austin, no Texas, o WebSummit, em Lisboa, entre outros.

Convidados internacionais e encontros concorridos
Neste sentido, entre as atrações internacionais estão encontros com nomes como Bruce Miller, criador, produtor executivo,  roteirista e showrunner de The Handmaid’s Tale, Melhor Série de Drama e Melhor Atriz (Elizabeth Moss) no Globo de Ouro 2018, vencedora de oito Emmy Awards, três Critics’ Choice Movie Awards.

Ao time de estrelas se une o produtor executivo sueco Adam Anders, um dos mais importantes e influentes profissionais da indústria internacional do entretenimento, quatro vezes indicado ao Grammy. O diretor musical da série Glee: Em Busca da Fama fará um dos keynotes mais concorridos desta primeira edição do Rio2C.

Outro nome aguardado é o da brasileira Bruna Berford, do Penrose Studios, considerado “a Pixar do VR”. Ela, que vive nos Estados Unidos, vem ao Rio para falar da trajetória da produtora em uma área criativa ainda pouco explorada no Brasil: o VR, ou Realidade Virtual.

Já na lisa de atores, Ryan Kwanten, do sucesso True Blood, lança a série policial The Oath. Outra palestra concorrida será a de Cort Lane,  vice-presidente da Marvel para Animação e Entretenimento para a Família. Na área da inovação, o programador criativo e artista Zach Lieberman, um dos cofundadores da openFrameworks, ferramenta open source criada para programação de aplicações multimídia que revolucionou a forma como de se trabalhar em programação, divide com os profissionais brasileiros sua experiência e suas ideias.

Para os que preferem os games, é imperdível a chance de ouvir Chance Gasco, o cofundador da franquia “Call of Duty”, da Doghead Simulations, jogo com mais de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Já para os da área musical, o renomado crítico norte-americano Bob Lefsetz traz um painel sobre algoritmos e a nova realidade da música no mundo digital.

Para acessar a programação completa do Rio2C e saber mais sobre estas e outras atrações, acesse: http://rio2c.com

O blog Inspire-se conversou com Carla Esmeralda, que é curadora do RioContentMarket  e também comanda a direção geral de conteúdo do Rio2C.

Carla conversou sobre as mudanças do RioContentMarket, sobre a evolução do mercado de TV no Brasil nos últimos anos e, claro, do desenvolvimento de roteiros e projetos de séries. Confira:

Ao analisar a programação do Rio2C, é possível concluir que as mídias e conteúdos realmente estão convergindo, não? E este processo só tende a se intensificar.

Sim. Quando o Rio Content Market foi criado, nós já sabíamos onde ele iria chegar. No sentido de que estávamos atravessando uma revolução tecnológica naqueles anos. Acompanhamos toda esta revolução. O transmídia era a palavra da moda na época. Hoje as plataformas digitais já não se colocam mais como uma parte do transmídia, mas já fazem encomendas diretas de séries. E criamos o Rio Content um pouco para dar conta de como o audiovisual estava inserido nesta revolução. Foi uma surpresa feliz encontrar o Rafael Lazarini, que tinha a ideia de realizar no Rio a Semana do Entretenimento do Rio. Trazer tanta novidade para a gente conseguir fazer esta conexão entre inovação, música, audiovisual. Está lindo e foi um foi um bom salto. Vai ser muito bom.

Por falar em transmídia, além das plataformas digitais, que já procuram projetos com este perfil, as produtoras mais tradicionais do mercado também estão em busca de ideias que sejam transmídia desde sua concepção. O mercado realmente está menos compartimentado e mais integrado?

Sim. Senti ano a ano, de 2011 até 2017, que a mudança e a demanda foram aumentando. No primeiro ano, a gente não tinha nenhuma plataforma digital participando do Rio Content e recebendo projetos nas rodadas de negócio. Hoje temos não só as produtoras, mas também as plataformas grandes e as pequenas fazendo parte do evento e das rodadas.

Concorda que a combinação entre a Lei da TV Paga e a revolução digital criaram um ambiente perfeito para o aumento audiovisual, e principalmente de TV no Brasil?

Certamente. E o mais interessante é que tudo aconteceu ao mesmo tempo em que a gente conseguiu a vitória de aprovar a Lei 12.485 (para ter conteúdo brasileiro na programação da televisão brasileira),  a própria TV a cabo estava começando a se transformar e se reinventar. Então, foi um momento muito feliz criar o RioContent Market, receber o mercado e colocar todos os pares juntos para participar de palestras, eventos, keynotes, rodadas de negócios. Foi um momento transformador que pode chegar agora a seu melhor momento.

E isso contribuiu para a evolução do mercado, não? Os jurados do NETLABTV 2018 observaram que os projetos apresentados este ano estão muito mais maduros, bem desenvolvidos. O Brasil tem um percurso longo ainda a percorrer para atingir novos patamares, mas já evoluiu muito na qualidade dos roteiros de séries?

Muito! A gente amadureceu muito porque teve a oportunidade de fazer. Só se amadurece fazendo. A gente não tinha séries independentes, pois até então eram da TV Globo, escritas por contratados. Tivemos de aprender a escrever séries. O roteirista hoje no Brasil tem a clara noção de que ele precisa aprender. Escrever não é só intuição. Lógico que sem o talento não se faz nada. Mas é preciso conhecer todas as técnicas para ser um bom roteirista. Roteiro é uma engenharia da obra audiovisual. Há 20 anos desenvolvo um laboratório de roteiros e vejo uma mudança incrível nesses anos, mas ainda falta muito. O David Shore, criador do seriado House, costuma dizer que sempre querem que ele ensine as pessoas a fazer roteiro, mas responde sempre que isso só vem da experiência. “Já trabalhei de todos os lados da indústria e vejo que só se aprimora, claro, escrevendo muito”, diz sempre ele. Eu concordo.

Receba NossasNovidades